quarta-feira, 10 de novembro de 2010

MÓDULO 02, AULA 1 06 NOV 2010

Neste 3º encontro, entre outros pontos que comentados em sala, destaco o vídeo da professora Maria Abadia, explicando a evolução do sistema educacional brasileiro. Ela faz explanações sobre o carácter institucional da Escola, informando que se trata da instituição onde acontece a Educação Escolar. " Tudo na Escola educa ou deixa de Educar." Porém a Educação não se dá apenas no Ambiente Escola, a Educação pode ocorrer aonde há a convivência social. A Professora esclarece a Gestão Democrática a partir da Constituição Cidadão: CF 1988. Depois; ela explana sobre o período Jesuítico, que perdura de 1549 a 1759, quando o Marques de Pombal expulsa a Companhia de Jesus do Brasil. Após a expulsão dos Jesuítas de Portugal e das colonias, o Marques de Pombal, primeiro ministro durante o reinado de Dom José, implanta o sistema de aulas régis. Em 1808, com a chegada da família real ao Brasil, Dom João VI cria várias escolas. Em 1822, D. Pedro I institui a primeira lei da Educação. Institui-se, em 1823, por falta de professores, Método Lancaster, ou do "ensino mútuo", onde um aluno em um nível superior (decurião) ensina um grupo de dez alunos (decúria) sob a vigilância de um inspetor. No Período do Segundo Império, Dom Pedro II, cria as primeiras escolas normais, Ceará, Pará e em São Paulo. No reinado de Dom Pedro II, pouco se fez em termos de educação. Com a proclamação da República, em 1889, o quandro da Educação Brasileira mostrava muitos analfabetos, não havia professores, o país era predominantemente rural. Nos anos seguintes muitas iniciativas na melhora deste quadro foram feitas, mas, entre estas, cabe destacar a criação do Ministério da Educação, em 1930. Nos anos que precederam ao golpe de 1964, muitas tentativas de modernizar a educação brasileira foram realizadas. Anísio Teixeira participa de algumas delas, porém o revoluçao de 64 aborta estas iniciativas. Durante o período sob a ditadura militar, 1964-1985, o caracter antidemocrático foi implantado da Escola Brasileira. O Decreto lei 477, foi o dispositivo para tal. Com a abertura política, e com a constituição de 1988, a Educação no Brasil passou a respirar novos ares, e em 1996, foi aprovada a LDB pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso. Alguns parágrafos históricos, eu os inclui neste resumo pela leitura que fiz para satisfazer meu interesse pelo assunto. E quanto ao que foi mostrado no vídeo apresentado em sala, achei muito interessante e esclarecedor, pois, esta explanação da Professora Maria Abádia, motivou-me a buscar mais informações sobre a Educação Brasileira e os motivos pelos quais há tanto a se fazer para alcançarmos uma educação de qualidade no Brasil.


Reflexão - Pratique, pág. 31, módulo 2 / Aula 1 / 06/11/2010

O pratique nesta aula era uma atividade de entrevista a um colega de sala sobre a trajetoria escolar dele e depois eu era o entrevistado. O meu colega sorteado foi o Thiago Lima Teixeira. A primeira pergunta, ele me contou que suas alegrias, em relação aos colegas e professores, são os contatos frequentes com estes amigos dos tempos de banco escolar. A segunda pergunta, ele não foi muito objetivo, mas, demonstrou ter carinho pela escola. Quanto a terceira pergunta, uma lembrança - contou o Thiago -, que um professor mandou ele, Thiago e um colega para a sala do diretor. Contudo, uma funcionária da escola os escondeu em uma sala pouco notada, isto, impediu a possível punição que o diretor certamente aplicaria aos dois amigos. Quanto a mim, tenho tantas lembranças, mas, ao mesmo tempo, sinto que não tenho nenhuma; pois, nunca estudei mais de dois anos numa mesma escola, assim, tenho muitas lembranças, mas, nenhuma é importante, todas passaram sem que eu criasse vínculo com elas. Mas, sempre gostei de escola, no passado pela alegria do que se vivia nelas, no presente... pelo que sei o que ela pode fazer por nós todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário