sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Módulo 2 PPS - CIRCUITO HISTÓRICO DE CURITIBA.

Nome:Widrson Kleber Venancio
Descrição da atividade: Circuito Centro Histórico.
Tutor Pedagogo: Helton R. Real Módulo: Módulo 02
Data de solicitação:06/11/2010 Data de entrega: 04/12/2010


Primeiro, eu quero agradecer à coordenação do profuncionário em promover tais atividades, pois, estas são muito relevante ao aprimoramento profissional e cultural dos participantes. Quanto à atividade, posso afirmar que foi muito proveitosa e adequada; distribuição em três grupos com o acompanhamento dos três guias.
Início: 14h20; Memorial de Curitiba: explanação sobre o belo Painel de Sérgio Ferro.

Eu fiquei no grupo guiado pela simpática Esquel e o Zeca, também muito educado.

2ª PARADA: Belvedere: construção de 1915, estilo art-nouveau. 1922, abrigou a primeira emissora de rádio do Paraná, a PRB-2.

3ª PARADA: Ruinas de São Francisco: obra iniciada pelos Franciscanos, mas não concluída.

4ª PARADA: Sociedade Garibaldi; construção patrocinada por italianos em homenagem a Giuseppe Garibaldi, como a finalidade de compartilhar interesses e necessidades entre os italianos em Curitiba.. A construção inicia-se em 1887 e finalizada em 1904.

5ª PARADA: relógio das flores: presente a Curitiba oferecido por um grupo de relojoeiros. 1972. Achei interessante a infomação de que o mecanismo do relógio fica na Ingreja da Ordem, localizada do outro lado da Rua.

6ª PARADA: Memorial de Curitiba: Obra do arquiteto Fernando Popp. Esta obra tem o formato de araucária; na entrada, há uma cilindro de pedra que contém um urna, onde foram depositados vários objetos. Esta urna será aberta quando completar cem anos, após lacrada. Não verei isto, mas, compreendendo a minha condição humana, me satisfaço sabem que outros iguais a mim viverão a emoção de se depararem com os objetos do dia-a-dia dos seres humanos do início do século XXI.

7ª PARADA: Bebedouro original do Largo da Ordem.

8ª PARADA: Igreja da Ordem. Nesta Igreja está instalado o Museu de Arte Sacra da Curia Metropolitana de Curitiba.

Conclusão: Inconscientemente, tive o prazer de ver; consciente, descobri o prazer de querer saber mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário