quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

MEMORIAL - 6º Encontro - 04/12/2010

REFLEXÃO: 6º ENCONTRO, 4.10.2010.

A minha reflexão sobre o conteúdo deste 6º encontro profuncionário mostra alguns interessantes pontos de reconstrução de conteúdos e posturas. O Exercício de reflexão sobre o texto Pinóquio às Avessas, levou-me a procurar entender o porquê fomos à escola. Eu nunca tinha pensado sobre tal questão, apenas ia. Meus pais nunca me falaram por que eu deveria ir à escola, apenas, eu ia. Sei que explicar alguma coisa a uma criança é uma tarefa delicada, mas, falar com carinho sobre a escola, acho que eles poderiam tê-lo feito.
Hoje, após este devir sobre a Escola, eu tenho uma outra postura quanto ao que venha a ser a Escola. Destacando a necessidade de melhorar as condições matérias, entendo que o ambiente escolar é um mundo, onde a criança vive experiências que a ajudará quando adulto. Os seres humanos do nosso grupo social precisam da Escola. Assim, tendo esta base para reflexão, sinto-me mais seguro para valorizar mais a minha ação como Educador. Na escola, prepara-se o futuro de todos. Particularmente, a visão do ambiente escolar pode ser focalizada para se encontrar o que desejamos. Podemos ver pontos positivos e negativos em qualquer ambiente, assim, a conclusão a que chego é aquela que leva à superfície o nosso desejo de ver o que queremos ver, pois, somos levados a satisfazer a nossa forma de entender a realidade.
Para tal posicionamento, o qual nos leva normalmente ao equívoco, sugiro, colocarmo-nos em posição antagonista a nossa. Pois, em se tratando de Escola, cuja a finalidade dela é preparar o futuro de todos, ter a devida consideração com os agentes do ambiente escola é no mínimo inteligente de nossa parte, uma vez, que estamos e estaremos sob a influência da ação destes agentes, de uma forma ou de outra; exemplo: quando formos bem atendidos pelo médico, que um dia passou pela nossa escola, ou quando formos ameaçados pelo garoto, ao qual nunca demos a devida atenção quando este frequentava a Escola em que trabalhamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário