segunda-feira, 16 de maio de 2011

Módulo 4 – 02/Abril/2011

Dois de abril de 2011; nesta data, visitamos a exposição “O Fantástico Corpo Humano”. O conjunto de peças do acervo desta exposição, se constitui de corpos humanos conservados pelo processo denominado Plastinação. Este processo de plastinação é uma técnica de conservação de matéria orgânica críada pelo artista e cientista Gunther Von Hangens, em 1977;





Cientista Gunther Von Hangens

A plastinação consiste em extrair os líquidos corporais, tais como como a água e os lípidos, através de métodos químicos (acetona fria e morna), para o substituir por resinas elásticas de e rígidas epóxicas. Está técnica possibilitou estudos mais complexos sobre as estruturas orgânicas, o quê possibilita o desenvolvimento de novas tecnologias destinadas aos mais diversos ramos da medicina. Este processo permite a conservação e o corte dos tecidos humanos de modo a possibilitar a análise, em detalhes, das estruturas que os compõem. Assim, o estudo destas peças é impressionantemente facilitado.
Além da visualização de estruturas musculares, órgãos e tecidos, os organizadores da exposição colocaram explicações sobre cada peça mostrada, e fazendo comentários sobre estas estruturas, descrevendo e explanando os problemas mais comuns relativos a cada estrutura do corpo humano exposta, assim, temos um completo descritivo da peça em questão. Dentre tantas orgão plastinados, o que mais me chamou a atenção foi aquele que mostra estrutura de dois pulmões, um deles de alguém não fumante e outro de um tabagista; a diferença é notoria; visualiza-se uma diferença de vida e morte. Em vista, desta inusitada experiência que o Profuncionário nos possibilitou, apenas posso agradecer à Coordenação do Profuncionário em nos proporcionar tal experiência, pois o conhecimento que esta experiência nos trouxe, foi importante na construção do conjunto de conteúdos que provavelmente utilizaremos em algum momento de nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário