terça-feira, 24 de maio de 2011

Encontro 21/5/2011

Bem! neste encontro do dia vinte um de maio de 2011, a Carla finalmente fez a apresentação do vídeo sobre Jonh Dewey..., Parabéns Carla e equipe pela produção técnica, pela dica sobre a configuração da tv multimídia: Sunround/som, pela criatividade e também pelo make off, rsrsrsr. Depois nosso tutor explanou sobre o PPS do módulo 6, destacando a rematrícula do para o próximo bloco, dia seis de junho, pois, esta depende do Relatório do Bloco seis. Depois tivemos a participação da Estagiária Marcinéia explicando o assunto Gestão Escolar. A dinâmica utilizada na abordagem ao tema da aula foi muito interessante, pois, deu-nos oportunidade de conhecermos melhor, uma vez que nos reunimos em duplas, fazendo-nos perguntas sobre as nossas funções na ambiente de trabalho. Assim, nesta atividade, conheci a minha símpática e educada colega Claudete que trabalha no CE Barão do Rio Branco, próximo ao Shopping Curitiba.
A Claudete me falou de sua atribuições no trabalho, o que me causou surpresa, pois são muitas as atividades sob a responsabilidade da colega; ela faz o trabalho de Secretaria: atendimento ao público, lançamento de notas, relatórios sobre a merenda escolar. À noite, trabalha na mecanografia, almoxerifado; e é responsável pelo controle de equipamentos: TV MMídia, datashow. E para mim, o mais surpreendende é o fato de que ela não teve capacitação nenhuma para assumir todas estas atividades, e mais, ela me disse que algumas delas é foi a responsável pela definição do processo de execução das tarefas, ou seja, ela definiu as rotinas de cada tarefa. Então pode-se concluir que caso ela tenha que se afastar, provavelmente, haverá contra tempos na execução de algumas tarefas, pois, não há um padrão para execução destas tarefa na Rede Estadual de Ensino. Entendo que deveríamos sugerir à SEED uma padronização nos trabalhos administrativos, com a sua apropriada capacitação para os novos colaborados, assim, óbvio, me parece que teríamos uma melhora nas atividades desempenhadas nas secretarias, ou melhor no atendimento ao cidadão que por lei tem direito a uma Escola pública e de qualidade. Então proponho aos meus colegas de profuncionário, a discussão de uma proposta de capacitação aos novos e porque não, a todos os profissionais não docentes que atuam nas funções administrativas das Escolas públicas da Rede Estadual de Ensino.
Depois, a estagiária Marcinéia abriu a discussão sobre os estudos que apresentam três formas de organização e gestão escola: a técnico-cientifica(funcionalista), a autogestinária e a democrática-participativa.
A técnico-cientifica/funcionalisa se baseia na hierarquia dos cargos e funções vizando a racionalização do trabalho, e eficiência do trabalho

A autogestionária: baseias-se na responsabilidade coletiva, ausência de direção central.

A democrática-participativa: baseia-se na relação orgânica entre a direção e a participaçao do pessoal da escola. As decisões são tomadas coletivamente.

Sintetizando as análises sobre as quais cada equipe se debruçou na proposta apresentada pela Marcinéia, eu acredito que a Gestão Escolar ou de qualquer organização se constroi pelas três formas apresentadas a cima; baseio esta assertiva pela experiências em outras organizações fora e dentro da SEED-PR, onde vivenciei momentos aonde se constatava característica das três formas de gestão. Não acredito em uma forma de gestão, mas, nas três, vistas como ferramentas que o gestor faz uso segundo as contigências apresentadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário