terça-feira, 24 de maio de 2011

Encontro 21/5/2011

Bem! neste encontro do dia vinte um de maio de 2011, a Carla finalmente fez a apresentação do vídeo sobre Jonh Dewey..., Parabéns Carla e equipe pela produção técnica, pela dica sobre a configuração da tv multimídia: Sunround/som, pela criatividade e também pelo make off, rsrsrsr. Depois nosso tutor explanou sobre o PPS do módulo 6, destacando a rematrícula do para o próximo bloco, dia seis de junho, pois, esta depende do Relatório do Bloco seis. Depois tivemos a participação da Estagiária Marcinéia explicando o assunto Gestão Escolar. A dinâmica utilizada na abordagem ao tema da aula foi muito interessante, pois, deu-nos oportunidade de conhecermos melhor, uma vez que nos reunimos em duplas, fazendo-nos perguntas sobre as nossas funções na ambiente de trabalho. Assim, nesta atividade, conheci a minha símpática e educada colega Claudete que trabalha no CE Barão do Rio Branco, próximo ao Shopping Curitiba.
A Claudete me falou de sua atribuições no trabalho, o que me causou surpresa, pois são muitas as atividades sob a responsabilidade da colega; ela faz o trabalho de Secretaria: atendimento ao público, lançamento de notas, relatórios sobre a merenda escolar. À noite, trabalha na mecanografia, almoxerifado; e é responsável pelo controle de equipamentos: TV MMídia, datashow. E para mim, o mais surpreendende é o fato de que ela não teve capacitação nenhuma para assumir todas estas atividades, e mais, ela me disse que algumas delas é foi a responsável pela definição do processo de execução das tarefas, ou seja, ela definiu as rotinas de cada tarefa. Então pode-se concluir que caso ela tenha que se afastar, provavelmente, haverá contra tempos na execução de algumas tarefas, pois, não há um padrão para execução destas tarefa na Rede Estadual de Ensino. Entendo que deveríamos sugerir à SEED uma padronização nos trabalhos administrativos, com a sua apropriada capacitação para os novos colaborados, assim, óbvio, me parece que teríamos uma melhora nas atividades desempenhadas nas secretarias, ou melhor no atendimento ao cidadão que por lei tem direito a uma Escola pública e de qualidade. Então proponho aos meus colegas de profuncionário, a discussão de uma proposta de capacitação aos novos e porque não, a todos os profissionais não docentes que atuam nas funções administrativas das Escolas públicas da Rede Estadual de Ensino.
Depois, a estagiária Marcinéia abriu a discussão sobre os estudos que apresentam três formas de organização e gestão escola: a técnico-cientifica(funcionalista), a autogestinária e a democrática-participativa.
A técnico-cientifica/funcionalisa se baseia na hierarquia dos cargos e funções vizando a racionalização do trabalho, e eficiência do trabalho

A autogestionária: baseias-se na responsabilidade coletiva, ausência de direção central.

A democrática-participativa: baseia-se na relação orgânica entre a direção e a participaçao do pessoal da escola. As decisões são tomadas coletivamente.

Sintetizando as análises sobre as quais cada equipe se debruçou na proposta apresentada pela Marcinéia, eu acredito que a Gestão Escolar ou de qualquer organização se constroi pelas três formas apresentadas a cima; baseio esta assertiva pela experiências em outras organizações fora e dentro da SEED-PR, onde vivenciei momentos aonde se constatava característica das três formas de gestão. Não acredito em uma forma de gestão, mas, nas três, vistas como ferramentas que o gestor faz uso segundo as contigências apresentadas.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Módulo 5 – 16 de Abril, 2011.

Nesta aula, assistimos o vídeo do Professor Ricardo Gonçalves Pacheco, apresentado o Módulo 5 – Educação, Sociedade e Trabalho: abordagem sociológica da Educação que aborda os seguintes assuntos: Revoluções Industrial e Francesa, a Sociologia como Ciência, o Materialismo Histórico, a Reestruturação capitalista, as reformas do Estado e o mundo do trabalho. Nesta abordagem social, foi nos apresentado também o conhecido vídeo denominado “Ilha das Flores”, este vídeo mostra questões referentes à fome, pobreza, a exploração social e outras mazelas da vida em uma sociedade capitalista. Assim, entendo que estes assuntos são fundamentais para o nosso trabalho na Escola, pois, entender a dinâmica dos interesses sociais é determinante para se situar melhor perante às questões que envolvem a escola, em quanto micro sistema da nossa sociedade, onde as relações pessoais podem ser determinada pela classe social dos envolvidos nestes contatos pessoais.

Neste mesmo encontro, o tutor Helton retomou a pergunta “O que é Psicologia?” levantando a discussão sobre os aspectos do psicológico que envolvem o dia a dia nos mais diversos tipos de relacionamentos. No meu entendimento sobre psicologia, digo que a Psicologia se volta ao entendimento dos processos mentais do ser humano.

Uma definição efetivamente técnica temos:

Qual é a definição de psicologia
Psicologia é a ciência que estuda o comportamento do homem como ser:

Em seguida, o professor Helton, orientou-nos, como devemos elaborar o filme com duração de 15 minutos, sobre os temas apresentados no encontro anterior pela Tutora Amélia, que deverá ser em forma de: documentário; telejornal; novela; propaganda; desenho animado; paródica; e ainda, informativo/drama/comédia/consumo/investigação.

Módulo 5 – 09/Abril/2011

Início do Módulo 5

Nesta data; 09/4/2011, iniciámos o módulo cinco – Educação, Sociedade e Trabalho: abordagem sociológica da educação. Este módulo tem o objetivo de oferecer conteúdos visando proporcionar uma compreensão melhor do mundo contemporâneo, mostrando a relação entre as classes sociais e a dinâmica dos interesses das mesmas e suas lutas para conseguirem direitos ou mantê-los. Este módulo também inspira a conscientizam do trabalhador da Educação no sentido de oferecer conhecimentos que o mova a compreender a sua importância na Escola e a oferecer também, a motivação para que o trabalhador da Educação busque seus direitos.

Neste mesmo encontro, juntamente com a turma da Prof. Amélia, nós assistimos ao vídeo “O Contador de Histórias” , baseado na vida de Roberto Carlos Ramos, vídeo este que me agradou muito. O vídeo, em questão, mostra, em um relato dramático, a história da vida do protagonista do vídeo, Roberto Carlo Ramos e mostra mais uma triste história como tanta outras que infelizmente é tão comum no Brasil e pelo visto, ainda vamos conviver com elas por muito tempo.

Mas, o quê mais me fez refletir, neste encontro, foi o comentário sobre a tragédia que vitimou 13 adolescentes no Rio de Janeiro. A Tutora levantou a questão e o debate foi acalorado, assim, não posso deixar de registrar o fato de que: se algo acontece com um ser humano significa que pode acontecer com qualquer um da mesma espécie; logo, todos estamos expostos a tais acontecimentos, porém, podemos diminuir a probalidade deles acontecerem, então, entendo que efetivamente temos que nos preocupar com isto. Vejo que um dos possíveis modos de diminuir a possibilidade de um tragédia semelhante acontecer nos pátios das Escolas Brasileiras é colocar agentes, em tempo integral, devidamente capacitados a proteger à comunidade escolar.

Módulo 4 – 02/Abril/2011

Dois de abril de 2011; nesta data, visitamos a exposição “O Fantástico Corpo Humano”. O conjunto de peças do acervo desta exposição, se constitui de corpos humanos conservados pelo processo denominado Plastinação. Este processo de plastinação é uma técnica de conservação de matéria orgânica críada pelo artista e cientista Gunther Von Hangens, em 1977;





Cientista Gunther Von Hangens

A plastinação consiste em extrair os líquidos corporais, tais como como a água e os lípidos, através de métodos químicos (acetona fria e morna), para o substituir por resinas elásticas de e rígidas epóxicas. Está técnica possibilitou estudos mais complexos sobre as estruturas orgânicas, o quê possibilita o desenvolvimento de novas tecnologias destinadas aos mais diversos ramos da medicina. Este processo permite a conservação e o corte dos tecidos humanos de modo a possibilitar a análise, em detalhes, das estruturas que os compõem. Assim, o estudo destas peças é impressionantemente facilitado.
Além da visualização de estruturas musculares, órgãos e tecidos, os organizadores da exposição colocaram explicações sobre cada peça mostrada, e fazendo comentários sobre estas estruturas, descrevendo e explanando os problemas mais comuns relativos a cada estrutura do corpo humano exposta, assim, temos um completo descritivo da peça em questão. Dentre tantas orgão plastinados, o que mais me chamou a atenção foi aquele que mostra estrutura de dois pulmões, um deles de alguém não fumante e outro de um tabagista; a diferença é notoria; visualiza-se uma diferença de vida e morte. Em vista, desta inusitada experiência que o Profuncionário nos possibilitou, apenas posso agradecer à Coordenação do Profuncionário em nos proporcionar tal experiência, pois o conhecimento que esta experiência nos trouxe, foi importante na construção do conjunto de conteúdos que provavelmente utilizaremos em algum momento de nossas vidas.