quarta-feira, 30 de março de 2011

Tecnologia: o quanto a dominamos?

Eu poderia comentar sobre cada uma das apresentações, de forma bem sucinta; isto tomar-me-ia pouco tempo e tudo estaria resolvido. Contudo, seria importante discutir o que vai além das explanações sobre cada teórico, Skinnir, Piaget, Frued, Visgotski e Wallon, que aliás; os meus colegas se sairam bem, no propósito de nos mostrar a linha de pensamento de cada teórico sitado. Assim, eu gostaria de complementar, propondo a discussão sobre os recursos técnilógicos utilizados, pois, pecamos na utilização deles, e sem dúvida em outra situação, todas as apresentações estariam comprometidas, embora o conteúdo de todas elas tivessem qualidade. Agora, vamos nos colocar na sala de aula; vejo que teríamos muitos problemas, e por eles, provavelmente todo o trabalho seria comprometido.

4 Histórias - 19.3.2011

Esta aula nos envolveu com a apresentação de 4 vídeos produzidos pela UNESCO, os quais mostravam a vida de jovens de quatro país: Brasil, EUA, Servia e Itália. Vi que a tragédia é a mesma, o que se altera, é o instrumento da tortura. Vi as histórias de 4 seres humanos, buscando a distância da dor, mas, também, o meu entendimento não me esconde a condição humana: vivemos em um mundo imperfeito, até porque, a perfeição não é uma prerrogativa humana, assim, nos assustamos com os nossos próprios atos; quantas situações reais não já não presenciámos e nada fizemos, e nada fazemos. Acho que no fundo, a descraça alheia não nos assusta tanto assim, quanto a isto, uma coisa eu posso afirmar - reconheço a mim culpa. - Quanto a sua? nada posso dizer, diga vc!

Psicologia - 12.3.2011

O tema desta aula foi Psicologia; foram abordados subtemas relacionados como a Psicologia do desenvolvimento e do aprendizado; Psicologia Social e Biológica; Ética e Profissionalismo. Foram citados os principais teóricos da Psicologia do Aprendizado: Piaget, Vigotsk, e Wallon; Wallon se dedicou ao estudo da personalidade.

às 9 h, Helto fez explanações sobre Psicologia desenhando um Mapa, como segue:



Educação se faz com respeito e diálogo;
Psicologia passou a ser vista como ciência a partir de 1879;
DEFINIÇÃO DE PSICOLOGIA:
Ciência que estuda o Ser Humano do ponto de vista biológico e social.

Conclusão da aula:
O meu entendimento me mostra o quanto a Psicologia pode ser fundamental para o trabalho de qualquer profissional da Educação, pois, a ciência da alma humana tesse o fio que nos leva ao provável entendimento da contuda humana.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Bullying! Covardia.

Bullying

Definição: Bullying é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Fonte: Wikipédia.

Não entendo certas coisas, o bullying é uma delas; primeiro questiono a postura de quem sofre o bollyuing, a falta de reação, o medo de enfrentar o agressor. Sim, pois, embora eu não seja a favor da violência, mas, entendo que em certos momento os nossos braços sejam o melhor argumento a uma discussão. Quanto ao agressor, vejo nele um covarde, pois, costumeiramente se prevalece de um mais fraco, ou usa do anonimato para tirar vantagem, assim, cabe à vítima considerar o bullying não dando relevância à questão, se esta for mentira ou utilizando-a para proveito pessoal se for fato. É assim que eu enfrentaria o bullying.